quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação

O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação



Como as pessoas aprendem?






















Múltiplas inteligências

















Consideram-se múltiplas inteligências à teoria desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner. Gardner ampliou a teoria das múltiplas inteligências para facilitar o trabalho de direção e seleção do profissional. Sua teoria relata que os seres humanos podem ter sete tipos diferentes de inteligência, cada uma delas produzindo habilidades exclusivas.

Inteligência Lingüística













Trata-se de uma inteligência que já nasce com o ser humano, o homem já vem programado para ter um dispositivo para adquiri-la para se expressar e se relacionar com o mundo. Os componentes desta inteligência são uma sensibilidade para os sentidos das palavras e percepção das diferentes funções da linguagem. É uma forma de compreender a comunicação humana, como nos expressamos, escrevemos e nos comunicamos.

Características

· Os indivíduos com este tipo de inteligência são sensíveis para os significados das palavras e sua manipulação.
· Apreciam a leitura e a escrita.
· Comunicam-se bem, oralmente e por escrito.
· São ativos na ligação das idéias
· Têm facilidade na sua comunicação.
· Raciocinam usando palavras.
· Gostam de escrever um texto e discutir diversos assuntos.
· Gostam de falar, lêem tudo que acham pelo caminho.
· Tem a capacidade de convencer alguém sobre um fato.
· Tem a facilidade de explicar algo, ensinar e aprender.


Gardner afirma que esta habilidade é muito usada pelos poetas, em crianças podemos perceber quando ela relata uma história vivida por ela ou por alguém de forma verdadeira, geralmente estas crianças que possuem esta aptidão usam construções gramaticais complexas sem jamais terem aprendido. Esta aptidão também é manifesta em oradores, vendedores e jornalistas


Como podem os professores/educadores ajudar os alunos/crianças/jovens no desenvolvimento desta inteligência
- Modelando a utilização de uma linguagem correta.- Motivando-os a escrever e apoiando o seu trabalho.- Demonstrando formas eficazes de comunicação.- Lendo alto para os alunos, com freqüência.- Criando/desenvolvendo o gosto pela leitura.- Dando aos alunos oportunidades para, individualmente, lerem, escreverem, ouvirem e falarem.- Promovendo debates sobre assuntos do programa de qualquer disciplina.- Criando jornais de turma/escola.
Disponível em: http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=103762311BAA3A1FE0440003BA2C8E70&channelid=103762311BAA3A1FE0440003BA2C8E70&schemaid=&opsel=2 pesquisado em 21/02/11 ás 20:30


Inteligência Lógica-matemática
















Esta inteligência é uma habilidade que pessoas têm de usar símbolos, objetos e utilizam padrões e sistematização. As crianças com estas habilidades têm facilidade em fazer cálculos mentais com praticidade. A resolução de problemas acontece de forma rápida. A inteligência lógica-matemática apropria o principal fundamento para os testes de Q.I., junto com a inteligência lingüística. Está relacionada à forma lógica de pensar e de buscar explicação para tudo. Esta inteligência está presente nos programadores de computadores, advogados, cientistas, contadores, banqueiros e matemáticos.

Características

Indivíduos que:

· Gostam de fazer cálculos.
· Admiram resolução de problemas.
· São sistemáticos.
· Gostam de resolver jogos complexos e quebra-cabeças.
· Adoram raciocínio abstrato.
· Gostam de computadores.
· São organizados.


Algumas Visões sobre a Inteligência Lógico-Matemática:

Poincaré, distingue duas habilidades nos matemáticos: a memória para etapas numa cadeia de raciocínio e o reconhecimento da natureza das ligações entre as proposições. A capacidade de seguir a cadeia de raciocínio não é tão difícil, mas a capacidade de inventar nova matemática significativa é rara.
Adler acredita que abstraindo e generalizando primeiro o conceito de número, então o de variável e finalmente o de função, é possível chegar-se a um nível de pensamento extremamente abstrato e geral. Há, ainda uma poderosa atração em direção a encontrar expressões mais simples e a retornar às noções fundamentais dos números.
Piaget discerniu as origens da inteligência lógico-matemática nas ações da criança sobre o mundo físico, onde as esferas dos números, matemática, lógica e ciência formam uma família de competências interconectadas.O indivíduo partindo de observações e objetos no mundo material, move-se em direção a sistemas cada vez mais abstratos, cujas interconexões tornam-se questões de lógica ao invés de observação empírica.
Disponível em: http://officinadamente.wordpress.com/2009/08/11/gardner-e-a-inteligncia-lgico-matemtica/ pesquisado no dia 21/02/2011 ás 20:35


Inteligência Visual e Espacial











É uma inteligência que se desenvolve a partir de uma contagem das percepções sensório motoras, permitindo um discernimento das cores, das texturas, das dimensões, das formas e das relações espaciais. Os sujeitos com este tipo de inteligência possuem um bom comando da coordenação motora e óculo- manual, e organizam suas experiências visuais sob diversas maneiras, contendo diferentes tipos de arte. Muitos profissionais usam deste tipo de inteligência. Entre eles estão os pintores, os escultores, os arquitetos, os jardineiros, os jogadores de xadrez, os naturalistas, os físicos teóricos e os estrategistas de campo de batalha.
É uma inteligência que está relacionada com o mundo dos objetos, o mundo concreto e a sua posição no mundo. Como diz Gardner:
“Centrais à inteligência espacial estão as capacidades de perceber o mundo visual com precisão, efetuar transformações e modificações sobre as percepções iniciais e ser capaz de recriar aspectos da experiência visual, mesmo na ausência de estímulos físicos relevantes.”

Características
Percepção apurada de diversos ângulos.
Reconhecimento de relações de objetos no espaço.
Representação gráfica.
Manipulação de imagens.
Descoberta de caminhos no espaço.
Criação de imagens mentais.
Imaginação ativa.
Desenhar mapas e diagramas.

Inteligência interpessoal














Esta inteligência pode ser relatada como uma capacidade para compreender e responder de maneira correta a temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Esta aptidão aparece na observação de psicoterapeutas, políticos, professores e vendedores bem sucedidos. A inteligência interpessoal se revela em crianças pequenas com a capacidade de discernir pessoas, e também como a habilidade para entender intenções e vontade de outros. Crianças especialmente dotadas evidenciam bem cedo uma capacidade para comandar outras crianças, são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.
Características:
· Pessoas com talento para entender os outros.
· Têm facilidade em estabelecer empatia.
· Interagem-se bem com outras pessoas.
· Interpretam bem as intenções das pessoas.
· Gosta de atividades em grupo.
· Gosta de manipular.
· Cooperam sempre e comunicam-se bem.

Um ser humano que desenvolve os princípios da inteligência interpessoal, torna-se comprometido com o universo em que vive, tornando-se uma pessoa respeitada por todos sem exceções, pois adquire consciência das quatro dimensões básicas:
1. Emocional;
2. Espiritual; (que não tem nada a ver com religião),
3. Social;
4. racional.
Desta forma, é construído um ser humano completo, empático, acessível, afável, compreensível e servidor. Pesquisado ás 20:50.


Inteligência intrapessoal







Esta inteligência é correspondente ao interior da inteligência interpessoal, são à disposição de acessibilidade aos próprios, sentimentos, opiniões e sonhos, usando-os na resolução de problemas pessoais. Como esta inteligência é a mais particular de todas, ela só é observável por meio dos princípios simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de revelações, musicais, lingüísticas ou cinestésicas.
Características
· Pessoa muito reservada.
· Tem habilidade intuitiva.
· Consciência dos sentimentos próprios de cada um.
· Sensibilidade aos valores e objetivos de cada indivíduo.
· Autoconhecimento e automotiva.
· Consciência das próprias potências e fraquezas.

Durante o século XIX, nas águas do positivismo, acreditava-se que as pessoas tinham conhecimento completo de si próprias e de sua vida, e exerciam controle total sobre ambos. O médico austríaco sugeriu que não temos controle nem mesmo sobre nossos pensamentos, e que freqüentemente agimos em desacordo com o que manda a nossa racionalidade.
Disponível em: http://positividade.wordpress.com/2007/03/06/inteligencia-intrapessoal/ pesquisado no dia 21/02/2011 ás 20:25.


Inteligência Naturalista








É uma inteligência em que o ser humano identifica aspectos da natureza, ou seja, o homem é capaz de identificar plantas, amimais rochas e outros elementos da natureza. São indivíduos que gostam de estar em contato com a fauna e a flora. O homem com esta aptidão consegue interagir-se com o meio ambiente e sobreviver por meio dele. Naturalistas, geógrafos, botânicos e paisagistas têm esse tipo de inteligência. Charles Darwin criador da Teoria da Evolução é considerado um indivíduo que possui esta inteligência de forma muito elevada.
Características
· Habilidade de discernir, identificar e classificar animais e plantas.
· Capacidade de explicar a utilidade botânica e curativa das plantas.
· Poder de observação.
· Estuda os ecossistemas.
· Trata com cuidado a natureza.
· Tem facilidade em diferenciar e identificar as características das plantas.
· Indivíduos que gostam de acampar.

Inteligência Musical





É uma inteligência em que o indivíduo tem facilidade de criar e identificar sons e fazer combinações de ritmos e melodias. Algumas pessoas já nascem com esta aptidão, desde pequenas apresentam apreço pela música e habilidade em decifrar ritmos e melodias. Podemos descrever a música como: "habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas e timbre, e habilidade para produzir e/ou reproduzir música”(GAMA,2008). Fonte:http://www.webartigos.com/articles/6198/1/As-Multiplas-Inteligencias-E-Inteligencia-Musical/pagina1.html#ixzz1EorOga9b
A partir desta inteligência podemos refletir sobre mundo que nos rodeia como a sociedade está divida os problemas sociais entre outros temas. Por meio das letras das músicas percebemos o cotidiano, é uma forma de transmitir o que está acontecendo no mundo seja de injustiça ou de justiça.
Características
Pessoas com facilidade de:
· Trabalhar com música.
· Tocar um instrumento.
· Escrever música.
· Aprender por meio de canções e ritmos.
· Marcar ritmos com o corpo.
· Assobiar e cantarolar.


Inteligência Espiritual

Este tipo de inteligência algumas pessoas possuem, outras acham que é ser religioso ou ter intuição de alguma coisa ou sempre o pensamento positivo.
É uma inteligência que procura dar sentido a todas as coisas e a ciência não pode dar conta de toda nossa existência.
É uma inteligência que busca o equilíbrio, ter um bom senso e mansidão.
Podemos citar o exemplo de Jesus Cristo quando viveu aqui na terra, ajudou as pessoas, era manso, tinha um bom senso das coisas, enxergava o interior de cada ser humano, tornou-se mestre nesta inteligência.
Esta inteligência é essencial na vida de cada ser humano, pois ser religioso é algo que não gera espiritualidade, mas espiritual gera crê no milagre , no impossível.

As habilidades que constituem a Inteligência Espiritual de Emmons

Emmons sugere cinco habilidades como sendo os componentes operacionais que caracterizam a "inteligência espiritual" são cinco:
1. a capacidade de transcendência;

2. a habilidade de entrar em estados espiritualmente iluminados de consciência;

3. a capacidade de investir em atividades, eventos e relacionamentos carregados com senso do sagrado;

4. a habilidade de utilizar recursos espirituais para resolver problemas na vida;

5. a capacidade de ser virtuoso e de se comportar efetivamente como tal.

Ele busca demonstrar que essas cinco habilidades se inscrevem na linha dos critérios propostos por Gardner como necessários à inclusão de uma inteligência no rol das inteligências múltiplas.

Disponível em: http://www.pucsp.br/rever/rv3_2001/p_silva.pdfpesquisado no dia 21/02/2011 ás 20:18

Características
Pessoas com:
· Valores éticos.
· Criatividade.
· Religião.
· Fé.
· espontaneidade.
· Autoconhecimento.
· Visão de futuro.

Inteligência Cinestética

É uma inteligência que se refere à capacidade para resolver problemas ou inventar produtos por meio do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para utilizar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no domínio dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança dotada na inteligência cinestésica se movimenta com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais.

Características
· Controle do próprio corpo e de objetos.
· Boa sincronização.
· Bons reflexos.
· Gosta de esportes e artes manuais.
· Muito responsivo ao ambiente físico.

Estas aptidões existem dentro do processo pedagógico e muitas vezes como educadores não sabemos reconhecê-las e dá uma importância maior para que tais inteligências se desenvolvam.O processo de ensino, aprendizagem e avaliação requer um olhar crítico, não podemos ter somente um olhar pedagógico tradicional onde tudo já vem pronto para ser executado, mas precisamos oferecer também aquilo que serve para o cotidiano do aluno. Como educadores temos que contribuir de alguma forma para a formação do cidadão. Os conhecimentos escolares devem contribuir também para produzir aprendizagens significativas, oferecendo a compreensão da realidade que os cerca.Sabemos que dentro de uma sala de aula nem todos alunos captam todas as informações, alguns conseguem ouvindo, outros lendo e vendo, uns manuseando materiais já outros fazendo atividades físicas.É importante que enquanto educadores avaliemos nossos alunos no dia-a-dia, nos debates, discussões coletivas e na execução de trabalhos grupais ou individuaias. Não deixando para avaliarmos somente numa prova escrita num determinado espaço de tempo medindo a capacidade do aluno com um nota que irá julgá-lo se está apto para passar de um ano para o outro.Portanto a escola precisa trabalhar de forma que atinja todos os alunos respeitando as diferenças culturais e as aptidões de cada um. Os educadores devem ser cautelosos, bem preparados e valorizados para exercer sua função e interagir com o mundo.

Breve Biografia de Gardner

Seus pais Ralph e Hilde Gardner, judeus, fugiram da Alemanha e chegaram nos Estados Unidos em 1938.
Gardner nasceu em 11 de julho de 1943 e cresceu na cidade de Scranton, mediana cidade do nordeste da Pensylvania. Foi excelente e promissor pianista, mas parou seus estudos musicais. Em setembro de 1961 ingressou no Harvard College onde estudou história, sociologia e psicologia.
Trabalhou com Erick Erikson. Depois de um ano de pós-graguação na London School of Economics, onde estudou filosofia e sociologia. Completando seu doutorado teve oportunidade de trabalhar com o neurologista Norman Geschwind.
Tornou-se professor de Cognição e Educação na Harvard Graduate School of Education em 1968. Produziu inúmeros livros e outros mais como co-autor, todos voltados no sentido de explicar e compreender o pensamento humano, com foco no desenvolvimento e falhas das capacidades intelectuais humanas.
Fundou o Projeto Zero, em Harvard University, grupo dedicado ao estudo de processos cognitivos focado na criatividade e artes. Com a publicação de Frames of Mind em 1993 ganhou expressão internacional. (http:// paginas.terra.com.br/educação/azevedofrota/Biografia.htm)
































































































































































































































































































terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Educação infantil: os desafios da qualidade na diversidade

Maria de Fatima Guerra de Sousa[1]


Educação infantil, qualidade e diversidade são conceitos que se relacionam entre si. Há muito que a literatura especializada tem mostrado que apenas os programas de educação infantil de qualidade são capazes de ter efeitos positivos e duradouros na vida da criança. Educação e qualidade são processos em permanente construção. A diversidade é parte da nossa natureza e uma das características básicas do mundo em que vivemos.

A questão da qualidade tem integrado agendas multidisciplinares. Exige-se, cada vez mais, qualidade nos bens, produtos, serviços e no meio ambiente. Mais recentemente, a qualidade de vida, associada ao conceito de saúde e ao bem estar das pessoas, das comunidades e das populações, se agrega a este conjunto de exigências. De certa forma, o conceito de qualidade se insere no de cidadania.

Como espécie, somos bem semelhantes. Mas como indivíduos ou como mentes construídas e em construção, somos bastante diversificados - tanto do ponto de vista físico ou orgânico, quanto do sócio-cultural e histórico. Ao nascermos, encontramos um meio social determinado histórica e culturalmente. Vivendo, estabelecemos relações e desenvolvemos ações de natureza diversas, tendo a cultura como importante mediadora. A nossa herança genética e as nossas interações com o meio nos diferenciam e são importantes ferramentas para que possamos construir conhecimentos e nos construir como seres humanos. A educação é uma ferramenta básica que cria, influencia, aproxima ou afasta as nossas semelhanças e diferenças individuais e sociais. Educar e viver não são coisas distintas.

Os anos iniciais da vida são decisivos. Entre 0 e 6 anos as bases do nosso ser começam a se estruturar. As diversas áreas do desenvolvimento - física, motora, sexual, afetiva e cognitiva são estimuladas e iniciam seu processo de formação e integração. Mudanças significativas ocorrem no nosso cérebro. Surgem os primórdios da nossa identidade, do nosso auto conceito e da nossa auto-estima. As nossas interações com o meio passam a ser progressivamente mais complexas. Começamos o nosso auto conhecimento e iniciamos as nossas aprendizagens relativas ao outro e ao mundo mais amplo onde estamos inseridos. Iniciamos as aprendizagens do viver e conviver em sociedade, do comportar-se segundo regras, normas e padrões sociais, do observar os direitos e deveres. Surgem os primórdios dos comportamentos éticos e solidários. Enfim, nesse importante período da vida estamos começando a nossa caminhada na direção de conquistas cada vez mais amplas do exercício da cidadania. A dinâmica e urgência dessa etapa inicial da vida estão bem resumida nas palavras da poetisa chilena Gabriela Mistral. Diz ela:

[1] Ph.D em Educação Infantil. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Consultora do SESI para o “Seminário Nacional de Educação Infantil: Identidade na Diversidade”. Belém, Pará. Agosto de 1998.