MARCOS, Nélio V. Bizzo. A aproximação
do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º grau- Faculdade de
Educação da USP.
Esta obra aborda um
tema bem importante para a metodologia e prática do Ensino de ciências,
mostrando a aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º
ciclo. Apresenta os objetivos e as vertentes do ensino de ciências para
crianças.
Mostra
que os alunos do curso de Pedagogia realizam estágios práticos em escolas
públicas analisando o cotidiano escolar dentro desta disciplina. O relatório
apresentado pelos estagiários mostra o quanto professores mais experientes e
mais novos desacreditam de novas metodologias desconhecendo a importância do
ensino de ciências para crianças, achando difícil organizar o trabalho nesta
disciplina para as crianças e ainda se sentem inseguros no domínio dos
conteúdos científicos.
Hoje o ensino de
ciências não pode ser mais ignorado, pois possibilita a criança a pensar de
modo coerente sobre o meio em que vive e ainda ajuda na resolução dos
problemas. Os professores podem trabalhar ciências de maneira lúdica, levando
as crianças aos fenômenos que acontecem no seu cotidiano.
O professor precisa
compreender o significado do ensino de ciências e ainda definir e traçar
metodologias para a realização de seu trabalho, pois muitas vezes o professor
não é especialista nesta área, causando problema na atuação porque algumas
vezes o conteúdo lhe escapa devido a sua formação de professor generalista.
Algumas vertentes
tentam delimitar determinadas propostas práticas, mas carecem de formulação teórica
sistematizada. As vertentes estão focadas no objeto de ensino e no sujeito de
ensino.
A primeira vertente
do ensino de ciências para crianças é a Semanticista onde o domínio do
conhecimento científico seria precedido do correto domínio da terminologia
própria da ciência, ou seja, a criança aprenderia o significado dos termos das
ciências, mas a compreensão do conceito viria depois. Já a vertente Logicista
está voltada para a formação de atitudes, acostumando a criança aos métodos
próprios da ciência.
A vertente Historicista
sugere que a apreensão da lógica interna do conhecimento científico só é
possível através do resgate da trajetória da construção desse conhecimento pela
humanidade, e a vertente Recapitulacionista diz que os estudos clássicos devem
ser vistos para que possa recapitular o desenvolvimento intelectual humano. A
criança deve vivencia-lo para compreender o conhecimento atual. Por último a
vertente Investigativa em que a criança investiga o conteúdo trabalhado de
forma espontânea e o professor estuda o modo de compreender o conteúdo.
Conclusão
Portanto é importante
que nós educadores entendamos a real importância do ensino de ciências para as
crianças, procurando sempre propostas metodológicas que nos ajudem a
compreender o processo, pois não adianta estarmos bitolados apenas numa
vertente de ensino, uma vez que a realidade em sala de aula está sempre sendo
modificada. Precisamos nos qualificar a cada dia para enfrentarmos as
dificuldades e continuamente tendo o cuidado de conciliar demandas tradicionais
com práticas inovadoras.