quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Metodologia do Ensino de Ciências


MARCOS, Nélio V. Bizzo. A aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º grau- Faculdade de Educação da USP.

Esta obra aborda um tema bem importante para a metodologia e prática do Ensino de ciências, mostrando a aproximação do estudante de magistério das aulas de ciências no 1º ciclo. Apresenta os objetivos e as vertentes do ensino de ciências para crianças.
Mostra que os alunos do curso de Pedagogia realizam estágios práticos em escolas públicas analisando o cotidiano escolar dentro desta disciplina. O relatório apresentado pelos estagiários mostra o quanto professores mais experientes e mais novos desacreditam de novas metodologias desconhecendo a importância do ensino de ciências para crianças, achando difícil organizar o trabalho nesta disciplina para as crianças e ainda se sentem inseguros no domínio dos conteúdos científicos.
Hoje o ensino de ciências não pode ser mais ignorado, pois possibilita a criança a pensar de modo coerente sobre o meio em que vive e ainda ajuda na resolução dos problemas. Os professores podem trabalhar ciências de maneira lúdica, levando as crianças aos fenômenos que acontecem no seu cotidiano.
O professor precisa compreender o significado do ensino de ciências e ainda definir e traçar metodologias para a realização de seu trabalho, pois muitas vezes o professor não é especialista nesta área, causando problema na atuação porque algumas vezes o conteúdo lhe escapa devido a sua formação de professor generalista.
Algumas vertentes tentam delimitar determinadas propostas práticas, mas carecem de formulação teórica sistematizada. As vertentes estão focadas no objeto de ensino e no sujeito de ensino.
A primeira vertente do ensino de ciências para crianças é a Semanticista onde o domínio do conhecimento científico seria precedido do correto domínio da terminologia própria da ciência, ou seja, a criança aprenderia o significado dos termos das ciências, mas a compreensão do conceito viria depois. Já a vertente Logicista está voltada para a formação de atitudes, acostumando a criança aos métodos próprios da ciência.
A vertente Historicista sugere que a apreensão da lógica interna do conhecimento científico só é possível através do resgate da trajetória da construção desse conhecimento pela humanidade, e a vertente Recapitulacionista diz que os estudos clássicos devem ser vistos para que possa recapitular o desenvolvimento intelectual humano. A criança deve vivencia-lo para compreender o conhecimento atual. Por último a vertente Investigativa em que a criança investiga o conteúdo trabalhado de forma espontânea e o professor estuda o modo de compreender o conteúdo.
                                    
Conclusão
Portanto é importante que nós educadores entendamos a real importância do ensino de ciências para as crianças, procurando sempre propostas metodológicas que nos ajudem a compreender o processo, pois não adianta estarmos bitolados apenas numa vertente de ensino, uma vez que a realidade em sala de aula está sempre sendo modificada. Precisamos nos qualificar a cada dia para enfrentarmos as dificuldades e continuamente tendo o cuidado de conciliar demandas tradicionais com práticas inovadoras.