quarta-feira, 2 de março de 2011

Resumo do filme Escola da Vida


Resumo do Filme Escola da Vida

O filme Escola da Vida mostra-nos a realidade de muitas escolas, onde professores ainda utilizam metodologias e técnicas que não despertam o interesse e envolvimento dos alunos no processo, enquanto um professor conhecido como o Sr. D. atraiu seus alunos de maneira que todos participavam e as aulas eram bem dinâmicas.
O professor Matt após a morte de seu pai queria conquistar a posição que antes o seu pai tinha de receber o troféu como o professor do ano. Ao chegar à escola, Matt tenta agradar seus alunos, mas suas metodologias ainda estão presas com o tradicional, não cria nada novo para alcançar o seu objetivo. Ao ver o Sr. D. atraindo seus alunos de uma maneira dinâmica , se relacionando com todos e ensinando de uma maneira divertida onde todos aprendiam , Matt ficou incomodado pois a atenção não estava voltada a ele.
O Sr. D. a cada dia aplicava algo de novo na vida de seus alunos, sua sala de aula não era um lugar onde somente o professor falava, mas era um lugar de construção do conhecimento em que tanto professor como aluno participavam. Este professor vivia cada momento intensamente.
Matt ao perceber a popularidade do Sr. D passou a procurar algo que denunciasse o porquê era tão bem aceito por seus alunos. Matt um dia resolveu segui-lo e pôde descobrir que o Sr. D. além de um excelente professor era também um homem que gostava de ajudar a todos, mostrando sempre os direitos de cada um. Descobriu que o Sr. D tinha câncer pulmonar e isso o deixou sensibilizado. Agora Matt compreendia o porquê de tanta dedicação com todos.
Matt resolveu mudar e usou o exemplo do Sr. D para conquistar seu sonho de ser um grande professor, suas metodologias mudaram, passou a se relacionar melhor com seus alunos, criou um espaço na sala de aula de compreensão onde todos participavam do processo, usou o que os alunos gostavam.
O Sr. D entra em crise e morre , mas deixa viva a vontade de lutar, de viver bem com todos, contribuindo por uma educação melhor superando o tradicional e as dificuldades.
Este filme faz-nos refletir que enquanto educadores temos sempre que criar algo de novo, não podemos nos acomodar com metodologias tradicionais, precisamos procurar métodos e técnicas que despertem o interesse do aluno, criando na sala de aula um espaço de construção do conhecimento.



















27 comentários:

  1. eu amei este filme ele foi um dos melhores filmes que eu assistir

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse filme, estou no primeiro ano de Educação Física, estudo esse método de ensino, construir novas maneiras de aplicar jogos em sala de aula, esse filme tem tudo a ver com que estou me formando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é realmente esse filme é muito bom, principalmente para nós educadores que queremos sempre usar novas maneiras para um melhor desempenho em sala de aula... bons estudos !

      Excluir
  3. Assistimos este filme esta semana na aula de didática. Muito bom!!! A metodologia e a paixão que o Sr. D aplica em suas aulas nos faz ver que é possível ensinar conteúdos de forma dinâmica e criativa. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Paixão pela profissão e preocupação com o próximo. Acho que isso define bem a mensagem que o filme quer transmitir. Nota 10.

    ResponderExcluir
  5. Paixão pela profissão e preocupação com o próximo. Acho que isso define bem a mensagem que o filme quer transmitir. Nota 10.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse filme mim mostrou que podemos sim mudar,e buscar novas técnicas de aprendizagem,estou no sexto semestre de pedagogia e estou fazendo um trabalho sobre ele,na matéria de didática,amei o filme.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse filme mim mostrou que podemos sim mudar,e buscar novas técnicas de aprendizagem,estou no sexto semestre de pedagogia e estou fazendo um trabalho sobre ele,na matéria de didática,amei o filme.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de seu comentário. Mostra boa percepção e acredito que vc seja uma professora dinâmica. O filme traz ensejo para muitas reflexões. Talvez a mais importante seja a de que os educadores não podem se acomodar com práticas nitidamente ineficientes. Não tem nada a ver com metodologias tradicionais (isto é bordão, vem sendo dito desde 1918; pergunte o que são essas metodologias e analise a resposta). Tem a ver com a criatividade do professor, com sua capacidade para perceber a reação dos alunos e desenvolver práticas e atividades motivadoras, interessantes do ponto de vista deles. É preciso criar algo de novo quando o habitual não funciona, precisamos despertar o interesse do aluno, favorecendo a construção do conhecimento. Sei que não é fácil; nem todos tem essa capacidade, mas para quem tem vontade é possível superar as dificuldades e atingir um nível satisfatório de qualidade.

    ResponderExcluir
  9. muito bom este filme, indico a todos!

    ResponderExcluir
  10. estou no segundo semestre de pedagogia, amei o ffilme estamos trabalhando ele em didática. realmente devemos despertar o interesse do aluno com novos métodos e tecnicas que faça da sala de aula um lugar de construção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. Amei. Uma visao amola de metodologia de ensino. Principalmente para quem esta comecando na Pedagogia..

    ResponderExcluir
  12. Amei o filme. Vai me ajudar muito na minha formação

    ResponderExcluir
  13. Ótimo filme aos pedagogos deixa uma lição de buscar sempre se reinventar,pois deste modelo fica leve pra todos ,fica tranquilo e agradável a relação aluno e escola ...amei maravilhoso filme obrigada a professora Tereza Cristina de prática de ensino de aprendizagem pedagogia pela mensagem deixada através do filme para nós futuros professores.

    ResponderExcluir
  14. Grande ensinamento, para nós quem tem uma nova visão sobre a pedagogia.

    ResponderExcluir
  15. 2021 e ainda estou vendo esse filme para uma disciplina. Obrigada

    ResponderExcluir